Soberanía alimentaria en el Sur Global – Seminarios virtuales CLACSO

Soberanía alimentaria en el Sur Global – Seminarios virtuales CLACSO

Más información e inscripciones:
https://www.clacso.org/soberania-alim…

PRESENTACIÓN DEL CURSO
Este seminário traz perspectivas transdisciplinares, sobretudo à luz das humanidades, sobre as questões ligadas à segurança, soberania e justiça alimentar atualmente no Sul Global. Partimos da perspectiva de Sul Global “como um espaço de soluções econômicas, sociais e políticas alternativas às alternativas historicamente fracassadas, dando origem a uma geografia imaginária que une áreas com realidades extremamente diversas” (Meneses 2018). Este enfoque, sobretudo nas relações América Latina-Ásia, vem do crescente papel de tais dinâmicas na reconfiguração dos alimentos como variável para compreender a interação e disputas entre sujeitos, o desenho de políticas públicas e a alimentação como direito humano.

A globalização do mercado alimentar chinês gerou o aumento da demanda por novos produtos, onde a produção latino-americana, em especial a brasileira, desempenha papel importante. A configuração dessas redes traz consequências econômicas, sociais, ambientais e políticas para os diversos sujeitos envolvidos. O seminário não se esgota em seu oferecimento, tendo o potencial de consolidação de uma rede de indivíduos que se desafiam a (re)pensar o alimento como elemento constitutivo das sociedades, e cuja complexidade no contexto da globalização desafia nossas capacidades analíticas.

Cátedra: CLACSO
Coordinación: Marcos Costa Lima (Universidad Federal de Pernambuco, Brasil) e Tom Dwyer (Universidad Estadual de Campinas, Brasil)

Equipo docente: Marcos Costa Lima, Mariana Yante Barrêto Pereira (Universidad Federal de Pernambuco, Brasil), Tom Dwyer y Mariana Hase Ueta (Universidad Estadual de Campinas, Brasil)

Inicio: 27/05/2022 | Inscripción: 23/03/2022 al 26/05/2022

Carga horaria: 12 semanas – 90 horas.

Las clases de este seminario serán dictadas principalmente en portugués. Las intervenciones de las y los estudiantes en los foros de debate y la elaboración del trabajo final podrán realizarse en los idiomas oficiales de CLACSO (español y portugués).