FAMÍLIA, RELIGIÃO E POLÍTICA | Amanda Palha, Flávia Biroli e Henrique Vieira
FAMÍLIA, RELIGIÃO E POLÍTICA | Amanda Palha, Flávia Biroli e Henrique Vieira
Inscreva-se e receba os vídeos em primeira mão: 👉🏾 http://bit.ly/1bxZhtb
Este debate foi amplamente considerado o mais quente e fértil de todo o Seminário Internacional «Democracia em colapso?» . Com Amanda Palha, Flávia Biroli e Henrique Vieira, ele marcou o lançamento da edição especial da revista Margem Esquerda dedicada a enfrentar as articulações e tensões produtivas entre marxismo e lutas LGBT, para além da querela da «cortina de fumaça».
📕 MARXISMO E LUTAS LGBT
☛ http://bit.ly/35AUI53
Com textos de Amanda Palha, Angela Davis, Renan Quinalha, Rafael Dias Toitio, Isadora Lins França, Lucas Bulgarelli, Judith Butler, Carla Rodrigues, Maria Lygia Quartim de Moraes, Yara A. Frateschi, Mario Mieli, Clara Zetkin, Osvaldo Coggiola, Mario Duayer, entre outros.
Estamos publicando os vídeos do Seminário Internacional «Democracia em colapso?» na TV Boitempo. Todas as aulas, conferências e mesas foram gravadas e serão disponibilizadas gratuitamente aqui no canal toda semana! Inscreva-se e acompanhe o seminário online (http://bit.ly/1bxZhtb).
Para melhor entender as relações entre a política, a família e a religião, que tanto têm pautado as decisões políticas e pessoais da sociedade brasileira nos últimos tempos, a mesa reúne debatedores de campos e linhas diversas a fim de entender esses modos de organização social e questionar: quais são as fronteiras entre religião e política? A ideia de família representa uma força formadora da política brasileira?
Esta mesa do seminário reuniu a militante transfeminista e marxista Amanda Palha, a cientista política Flávia Biroli e o Pastor e historiador Henrique Vieira em um debate quentíssimo intitulado “Família, religião e política”, mediado por Andrea Dip (Agência Pública). A conferência de encerramento, apresentada por Angela Davis, também está disponível aqui no canal em duas versões (com áudio original, em inglês, e com áudio da tradução simultânea para o português).
Tem muito conteúdo incrível para ser publicado aqui no canal, incluindo conferências internacionais de Patricia Hill Collins, Silvia Federici e Michael Löwy, aulas de Marilena Chaui, Virgínia Fontes, Antonio Carlos Mazzeo e Luis Felipe Miguel, debates com pensadores do calibre de Leda Paulani, Sabrina Fernandes, Ruy Braga, Amanda Palha, Ferréz, Flávia Biroli, Maria Rita Kehl, Renan Quinalha, Luiz Eduardo Soares, Jones Manoel, Thula Pires, Esther Solano, Christian Dunker, Alysson Mascaro, Henrique Vieira, Raquel Barreto e tantos outros…
AMANDA PALHA
Travesti, feminista e comunista, é educadora popular e atua há sete anos em associações filiadas à hoje conhecida Amotrans (Articulação e Movimento de Travestis e Transexuais de Pernambuco). Está, atualmente, como Coordenadora da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular de Pernambuco. É uma das autoras do dossiê “Marxismo e lutas LGBT” da edição 33 da revista Margem Esquerda , que lançada durante o seminário.
FLÁVIA BIROLI
Professora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília desde 2005, é mestre e doutora em História pela Unicamp. Publicou, pela Boitempo, Feminismo e política (2014, com Luis Felipe Miguel) e Gênero e desigualdades (2018). Foi editora da Revista Brasileira de Ciência Política (2009-17) e editora associada da revista Politics & Gender (2018-19). Fez parte do Grupo de Assessoras da Sociedade Civil para Mulheres da ONU no Brasil (2016-17). Atualmente é presidenta da Associação Brasileira de Ciência Política (2018-20).
PASTOR HENRIQUE VIEIRA
Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, é pastor, ator, pesquisador da arte do palhaço, cientista social e historiador. É uma das expressões da teologia negra que busca resgatar a potência negra da Bíblia e da história do cristianismo, bem como combater o fundamentalismo religioso. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense e em História na Universidade Salgado de Oliveira. Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog e a Aliança de Batistas do Brasil. É um dos autores da coletânea O ódio como política (Boitempo, 2018) e lançou este ano O amor como revolução (Editora Objetiva).
ANDREA DIP
Andrea Dip é repórter e editora na Agência Pública. Tem sete prêmios de jornalismo em Direitos Humanos e foi finalista do Prêmio Gabriel García Márquez em 2015. É autora de Em nome de quem? A bancada evangélica e seu projeto de poder (Civilização Brasileira, 2018) e lançou o documentário Sob Constante Ameaça, em codireção com Guilherme Peters. É becária Cosecha Roja e participa do programa “Independent Journalism”.