DEMOCRACIA E GENOCÍDIO DO POVO NEGRO E INDÍGENA | Thula Pires

DEMOCRACIA E GENOCÍDIO DO POVO NEGRO E INDÍGENA | Thula Pires

20207:41

Inscreva-se e receba os vídeos em primeira mão: 👉🏾 http://bit.ly/1bxZhtb

Intervenção de Thula Pires na mesa «Judicialização da política, politização do judiciário» do ciclo de debates do Seminário Internacional «Democracia em colapso?», organizado pela Boitempo e pelo Sesc São Paulo.

O debate reuniu o filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro, o antropólogo e especialista em segurança pública Luiz Eduardo Soares e a professora de direito e militante do movimento negro Thula Pires em um debate intitulado “Judicialização da política e politização do judiciário”, mediado por Amanda Audi (The Intercept Brasil). A conferência de encerramento, apresentada por Angela Davis, também está disponível aqui no canal em duas versões (com áudio original, em inglês, e com áudio da tradução simultânea para o português).

Estamos publicando os vídeos do Seminário Internacional «Democracia em colapso?» na TV Boitempo. Todas as aulas, conferências e mesas foram gravadas e serão disponibilizadas gratuitamente aqui no canal toda semana! Inscreva-se e acompanhe o seminário online (http://bit.ly/1bxZhtb).

JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO
A complexa relação entre Estado, Direito e formação social se acirra e se faz cada vez mais presente nos noticiários e nos ideais de país expressos pela sociedade. Como o Judiciário e a política têm se relacionado historicamente? De que maneira o sistema judiciário tem tratado cidadãos de classes sociais, gêneros e etnias distintas em nossa sociedade? Que rumos a situação pode tomar diante da crise das instituições? E quais as consequências, para a democracia, da judicialização da política e da politização do Judiciário? Essas e outras questões estarão em pauta ao longo do debate.

THULA PIRES é mulher preta de axé, mãe da Dandara e bailarina. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação da mesma universidade e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA). Trabalha principalmente nos seguintes temas: pensamento afrodiaspórico, racismo, mulheres negras, decolonialidade, teoria crítica da raça, direito constitucional e direitos humanos.