Limites da democracia no Brasil | VLADIMIR SAFATLE, LAURA CARVALHO E RICARDO ANTUNES
Limites da democracia no Brasil | VLADIMIR SAFATLE, LAURA CARVALHO E RICARDO ANTUNES
Inscreva-se e receba os vídeos em primeira mão: 👉🏾 http://bit.ly/1bxZhtb
O dia chegou, camaradas: demos início hoje à publicação dos vídeos do Seminário Internacional «Democracia em colapso?» na TV Boitempo. Todas as aulas, conferências e mesas foram gravadas e serão disponibilizadas gratuitamente aqui no canal toda semana! Inscreva-se e acompanhe o seminário online (http://bit.ly/1bxZhtb).
Esta mesa de abertura do ciclo de debates do seminário reuniu a economista Laura Carvalho, o sociólogo Ricardo Antunes e o filósofo Vladimir Safatle em um debate intitulado “Trabalho e os limites da democracia no Brasil”, mediado por Bianca Pyl (Le Monde Diplomatique Brasil). A conferência de encerramento, apresentada por Angela Davis, também está disponível aqui no canal em duas versões (com áudio original, em inglês, e com áudio da tradução simultânea para o português).
Tem muito conteúdo incrível para ser publicado aqui no canal, incluindo conferências internacionais de Patricia Hill Collins, Silvia Federici e Michael Löwy, aulas de Marilena Chaui, Virgínia Fontes, Antonio Carlos Mazzeo e Luis Felipe Miguel, debates com pensadores do calibre de Leda Paulani, Sabrina Fernandes, Ruy Braga, Amanda Palha, Ferréz, Flávia Biroli, Maria Rita Kehl, Renan Quinalha, Luiz Eduardo Soares, Jones Manoel, Thula Pires, Esther Solano, Christian Dunker, Alysson Mascaro, Henrique Vieira, Raquel Barreto e tantos outros…
00:00 Abertura
02:53 Luiz Deoclécio Massaro Galina (Sesc São Paulo)
11:15 Ivana Jinkings (Boitempo)
15:38 Intervenções iniciais da mesa
1:07:51 Debate: rodada de questões
TRABALHO E OS LIMITES DA DEMOCRACIA NO BRASIL
O debate busca traçar paralelos entre as mudanças nas relações trabalhistas e nas políticas públicas a elas relacionadas para entender origens, processos e recepção popular da crise da democracia no Brasil. Como é possível consolidarmos uma democracia longeva com a vigência de trabalhos instáveis, intermitentes, desprovidos de direitos e de proteção social, como tem sido mais a regra do que a exceção em nosso mundo contemporâneo e particularmente no Brasil?
LAURA CARVALHO
Professora Associada do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, é colunista da Folha de S.Paulo e autora do livro «Valsa brasileira: do boom ao caos econômico» (Todavia, 2018). Sua pesquisa acadêmica concentra-se no estudo da relação entre crescimento econômico e distribuição de renda.
RICARDO ANTUNES
Professor Titular de Sociologia do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas. Foi Visiting Professor na Universidade Ca’Foscari (Veneza/Itália) e Visiting Research Fellow na Universidade de Sussex (Inglaterra); Visiting Scholar na Universidade de Coimbra (Portugal). Publicou, pela Boitempo «O privilégio da servidão» (2018) e «Os sentidos do trabalho» (1999), lançado também nos EUA, Inglaterra, Holanda, Itália, Portugal, Índia e Argentina, dentre outros. Coordenador da coleção «Mundo do trabalho», da Boitempo, organiza também a série de coletâneas Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, que tem seu quarto volume lançado durante o seminário.
VLADIMIR SAFATLE
Professor titular da Universidade de São Paulo, publicou, pela Boitempo, «Cinismo e falência da crítica» (2008), organizou «O que resta da ditadura: a exceção brasileira» (2012), além de ter prefaciado «Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros», de Christian Dunker (2015). Publicou ainda «O circuito dos afetos» (Autêntica, 2018) e «Dar corpo ao impossível» (Autêntica, 2019).